Clínica Urologia Frei Caneca

Procedimentos

O QUE É NEFROLITOTRIPSIA PERCUTÂNEA?
Este procedimento consiste num tratamento de cálculos renais que é usado em pacientes com grandes cálculos nos rins ou que tem seu formato irregular, pessoas com infecções, cálculos que não foram quebrados o suficiente por litotripsia extra-corpórea ( LECO ) ou aqueles que não são candidatos a ureteroscopia. Pedras que são maiores do que 2 cm geralmente requerem este procedimento. Ambos os procedimentos envolvem entrar no rim através de uma pequena incisão na região dorsal. Uma vez que o cirurgião obtém acesso ao rim, um nefroscópio (em endoscópio renal ) e outros instrumentos pequenos são introduzidos através do orifício e então o cálculo é fragmentado e seus fragmentos retirados.

QUAIS OS RISCOS?
Mesmo cirurgias minimamente invasivas, como a angioplastia ou nefrolitotripsia, apresentam riscos de infecção, sangramento e outras complicações. O procedimento cria um orifício no rim que normalmente cura sem outro tratamento. Há um pequeno risco de lesão de outros órgãos adjacentes, tais como o intestino, o ureter, o fígado ou a bexiga.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS?
Uma vantagem desta cirurgia é que ela é a técnica mais eficaz para deixar o paciente livre de cálculos. A maioria dos pacientes deixam o hospital sem cálculos ou com apenas pequenos fragmentos. Ocasionalmente, no entanto, um outro procedimento será necessário para remover uma pedra. Mesmo que envolva uma incisão, é menos invasiva que uma cirurgia completamente aberta para o tratamento de cálculos renais. Pelo fato dela estar dentre as cirurgias de maior complexidade, é realizado por cirurgiões com treinamento especializado e experientes.

O QUE É A LITOTRIPSIA EXTRAXORPÓREA? 
Litotripsia extra-corpórea ( LECO ) é o tratamento mais comum par cálculos renais. Ondas de choque produzidas por uma fonte de energia fora do corpo são direcionadas a um cálculo renal, levando a sua fragmentação. As pedras são quebradas em pequenos pedaços. Assim, a LECO descreve uma técnica não cirúrgica para o tratamento de pedras nos rins ou ureter (o canal que vai desde o rim até a bexiga), utilizando ondas de choque de alta energia. Os cálculos são transformados em fragmentos que são pequenos o suficiente para serem eliminados na urina. Se pedaços grandes permanecem, um outro tratamento pode ser realizado.

QUANDO A LECO PODE SER USADA?
LECO funciona melhor com alguns tipos de cálculos. Pedras muito grandes não podem ser tratadas deste modo. O tamanho e a forma do cálculo, sua localização no trato urinário e acondição de saúde do paciente e de seus rins farão parte da decisão de utilizá-la. Os cálculos menores do que 2 cm de diâmetro são os de melhor tamanho para LECO. O tratamento pode não ser eficaz em cálculos muito grandes. Mulheres grávidas não são tratados desta forma. Pessoas com distúrbios hemorrágicos, infecções graves, anormalidades esqueléticas ou obesos mórbidos também não são bons candidatos para LECO. Se o seu rins têm outras anomalias, o médico pode decidir que você deve ser submetido a um tratamento diferente. Se você tiver um marca-passo cardíaco, seu cardiologista irá decidir se você pode submeter-se a LECO.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?
Você será posicionado em uma mesa e um dispositivo cheio de água pode ser colocado em seu abdômen ou atrás de seu rim. O corpo é posicionado de modo que o cálculo possa ser localizado e alinhado precisamente com a onda de choque. Após o procedimento, normalmente você vai ficar em recuperação por cerca de uma hora e, em seguida, ser autorizado a voltar para casa se tudo correr bem. Você será orientado a beber bastante líquido, além de poder precisar tomar antibióticos e analgésicos.

É NECESSÁRIA ANESTESIA?
Sim, mesmo que não haja nenhuma incisão, haverá dor. Algum tipo de anestesia – seja local, regional ou geral – é usada para ajudar o paciente a permanecer imóvel, reduzir qualquer desconforto, e isso melhora a fragmentação do cálculo.

QUAIS SÃO AS VANGAGENS E DESVANTAGENS DESSE TRATAMENTO?
A principal vantagem deste tratamento é que trata os cálculos renais sem uma incisão. Como resultado, estadias hospitalares e tempo de recuperação são reduzidos. Mas a LECO nem sempre funciona. Depois da LECO, cerca de 5O% das pessoas vão se ver livre do cálculo dentro de um mês. Fragmentos de cálculo de vários tamanhos podem permanecem, sendo necessária uma reaplicação da LECO. Além disso a LECO pode causar lesões renais agudas e crônicas.

O QUE O PACIENTE PODE ESPERAR APÓS O TRATAMENTO?
O tempo de recuperação costuma ser bastante breve. A maioria das pessoas pode retomar plenamente suas atividades diárias dentro de um a dois dias. Dietas especiais não são obrigatórios, mas beber muita água ajuda a eliminar os fragmentos. Durante várias semanas, você pode eliminar fragmentos de cálculo.

O QUE VAI ACONTECER DEPOIS QUE EU SAIR DO HOSPITAL?
Após o tratamento, você vai ter sangue na urina e dor abdominal ou dor lombar, possivelmente por vários dias. Outras pessoas tem cólicas, quando fragmentos de cálculos quebrados estão passando pelo ureter. Medicação oral para dor e beber muita água irão ajudar a aliviar os sintomas. Às vezes, o cálculo não está completamente quebrado, ou grandes fragmentos permanecem e tratamentos adicionais podem ser necessários. Raramente, problemas mais graves ocorrem, tais como hemorragia renais que pode exigir uma transfusão de sangue e em casos extremos cirurgia para correção, danos renais na área ao redor do cálculo ou fragmentos de cálculo que obstruem o fluxo de urina.

QUAL A TAXA DE SUCESSO LITOTRIPSIA?
Naqueles pacientes bons candidatos para este tratamento, 50-75% encontram-se livres de cálculos dentro de três meses de tratamento. As maiores taxas de sucesso acontecem em pacientes com pedras menores (como menos de 1 cm). Após o tratamento, alguns pacientes podem ainda ter fragmentos de cálculo que são muito grandes para serem eliminados. Estes podem ser tratados de novo, se necessário, com LECO ou com outro método de tratamento.

O QUE É URETEROSCOPIA? 
É um processo em que um pequeno endoscópio (semi-rígido ou flexível) é inserido na bexiga e no ureter e é utilizado para diagnosticar e tratar uma variedade de problemas no trato urinário. No caso de cálculos ureterais permite ao urologista realmente olhar o ureter, encontrar o cálculo e removê-lo. Este é um procedimento em que pode-se ou não inserir um cateter, chamado cateter de duplo jota, para manter o ureter aberto. No entanto, dependendo da perícia e experiência do cirurgião, ureteroscopia pode ser usado para virtualmente qualquer pedra de um tamanho apropriado para isso. A fragmentação de pedras usando o laser ureteroscopia é mais segura do que com outras fontes de energia.

QUANDO A URETEROSCOPIA É USADA? 
A ureteroscopia é usado mais frequentemente para cálculos no ureter, especialmente para cálculos mais próximos da bexiga, na metade inferior do ureter. Este é o tratamento mais comum para cálculos ureterais menores. Para cálculos nos rins, a litotripsia extra-corpórea (LECO) é o tratamento mais comum. Entretanto a LECO não pode ser usada em todos. Para pacientes que estão grávidas, obesos mórbidos, ou tem um distúrbio de coagulação do sangue, amureteroscopia é uma boa escolha. Para cálculos muito grandes, de formato complexo ou que são muito rígidos, outros tratamentos, como a nefrolitotripsia percutânea ou, raramente, a cirurgia aberta pode ser necessária.

QUAIS SÃO OS RISCOS? 
Há uma pequena chance de infecção, sangramento ou lesão do ureter.  Se o ureter for muito estreito, um cateter duplo j pode ser deixado no lugar por uma ou duas semanas para dilatar o ureter aberto e, em seguida, o procedimento é realizado em uma data posterior.

A vasectomia, ou cirurgia de esterilização masculina, consiste na obstrução cirúrgica dos canais deferentes ( responsáveis pelo transporte de espermatozóides até os ductos ejaculadores) e é indicada para homens que já possuem prole constituída e não desejam ter mais filhos.

Procedimento cirúrgico simples e de rápida recuperação, realizado sem necessidade de hospitalização, com o paciente recebendo alta após aproximadamente 30 min do procedimento cirúrgico e em uso de analgésicos e antibiótico. Em poucos dias já se encontra apto para a realização das atividades rotineiras e não há necessidade de retirada de pontos cirúrgicos.

Sua indicação no planejamento familiar se baseia no fato de ser um procedimento mais simples e menos invasivo que a Laqueadura Feminina( Obstrução cirúrgica das trompas ovarianas ) e evitar a necessidade de uso contínuo de anticoncepcionais orais, injetáveis, adesivos ou uso de D.I.U. ( Dispositivo Intra uterino ).

A eficácia da vasectomia é muito elevada, porém o método não é infalível porque raramente pode ocorrer a fusão espontânea de de algum ducto deferente, apesar da técnica cirúrgica correta.

Depois da vasectomia realizada, faremos uma análise do sêmem após aproximadamente 20 ejaculações, sendo que durante este período o casal permanecerá evitando gravidez com algum outro método.

Antes de decidir pela vasectomia você deve ponderar muito bem sobre o assunto, pois embora existam procedimentos cirúrgicos para a reversão, os seus resultados são inconstantes.

Clinica urologia frei caneca – 2019

Desenvolvido por Gsaúde.

WhatsApp chat